quarta-feira, 23 de junho de 2010

Inteligência emocional e trabalho


Olá pessoal, como estão?

Por Flaviane Sary

Hoje resolvi escrever sobre um tema que gosto muito: Inteligência Emocional.
Não basta ser inteligente se não soubermos lidar com nossas emoções.
Mas o que é Inteligência Emocional?
A capacidade de manter o autocontrole, de suportar o turbilhão emocional que o acaso nos impõe, tem sido considerada desde Platão uma virtude. O objetivo é o equilíbrio e não a supressão das emoções.
O problema não está na tristeza, preocupação ou raiva ocasional, porque normalmente esses sentimentos passam, com tempo e paciência.
Mas quando eles são muito intensos e atingem os extremos, levando a ansiedade, depressão, ira descontrolada, já não pode ser considerado um simples sentimento passageiro. Já é um desequilíbrio e deve ser tratado.
Da raiva a euforia, da frustração ao contentamento, todos os dias nos defrontamos com situações e pessoas que nos tiram do sério.
Ainda hoje estive conversando com uma pessoa que considero muito inteligente emocionalmente, mas que tem vivido dias estressantes devido a um gerente insuportável que consegue tirar todo mundo do sério no ambiente de trabalho.
Em todo lugar nos deparamos com pessoas assim, e é algo que sempre vai existir. Porém, existem pessoas no ambiente de trabalho que agem para infernizar a nossa vida, e nos provocam a certo ponto que se não tivermos um bom equilíbrio emocional, podemos passar a descontar essa carga emocional nos colegas de trabalho, perder a concentração nas tarefas, afetar o relacionamento familiar, e até mesmo adoecer.
Acredito que nenhuma pessoa consegue manter o autocontrole sempre, é algo para ser treinado e observado, e no final do dia parar um pouquinho para refletir nas atitudes relevantes do decorrer do dia e se policiar para melhorar o comportamento.
Para ajudá-lo nessa percepção, vou citar os cinco princípios básicos da inteligência emocional - fatores dominantes para o equilíbrio emocional.

  • Autoconsciência: reconhecer um sentimento e aprender a controlá-los a cada momento;


  • Lidar com as emoções: lidar com sentimentos para que sejam apropriados. Ex; as pessoas agem de forma diferente na mesma situação. Enquanto uma se desespera demais, outra nem tanto;


  • Motivar-se: saber adiar a satisfação e conter a impulsividade.


  • Reconhecer emoções nos outros: a empatia faz percebermos o ambiente externo e o sentimento das pessoas.


  • Lidar com relacionamentos: se relacionar é aptidão de lidar com as emoções dos outros.

Para concluir, considero que o ser humano precisa aprender a desenvolver os segredos da sua inteligência, buscando despertar habilidades e competências indispensáveis ao relacionamento interpessoal. E diante das diversas situações que passamos no nosso dia-a-dia, fazer uma reflexão dos sentimentos que nos movem para atitudes que podem ser produtivas ou destrutivas.

Para se aprofundar nesse tema, seguem dicas de leitura:


Nenhum comentário:

Postar um comentário